Fazendo a arte do convite da festa da Marie

Ests post já foi publicado no Mamis.

Depois de fazer as artes dos aniversários para minhas amigas e todas sempre perguntarem como eu fazia, decidi criar (ou tentar! rs) um passo-a-passo aqui no bloguinho ensinando a fazer um convite simples e bonitinho.

Para facilitar, escolhi o tamanho 10 x 15 cm que você pode imprimir como uma foto em qualquer loja dessas que fazem revelação. Fiz assim no casamento e as cores estão bonitas até hoje.
O único problema é arrumar o software... Eu uso o Photoshop e para fazer alguns desenhos (às vezes a gente não acha na web o que quer) uso o Corel Draw.

Vamos lá então?
Mas já aviso que é necessário conhecer um pouco o software...

1. Pesquise na internet as figuras que você quer usar e os papeis de fundo. Bons locais para conseguir esses papeis são aquelas que vendem a arte digital para scrapbooking. Alguns até tem muitos pacotes de graça. É só procurar que você acha o que quer. Depois de tudo colecionado numa única pasta em seu pc, esquematize o que você deseja fazer.

2. Abra o software (neste caso o PS - como o meu está em inglês, vou explicar em inglês...), abra "file", "new" e preencha conforme a figura abaixo (width = 150 mm / height = 100 mm / resolution = 300 dpi / Color Mode = RGB - 16 Bits / Background = transparent).

Criando o arquivo para o convite

3. Abra no PS todos as figuras que você vai colocar na arte, neste caso o convite.

4. Duplique a camada para o arquivo da arte: em "Layer", clique em "Duplicate". Na nova janela escolha como "destination" "document" o arquivo da arte. Se for necessário, diminua o zoom. Para adaptar a camada no seu formato, use "ctrl+t", assim você vai poder diminuir ou aumentar a camada selecionada.

Duplicando camadas

5. Faça o seu papel de fundo do jeito que quiser. Eu escolhi usar papeis de poá com listras. Para editar os papeis, coloquei as camadas na ordem que eu desejava e na "transição" de um para outro coloquei uma "fitinha". Claro, se você não tiver certa habilidade com essas ferramentas, procure um papel pronto. Meu papel de fundo ficou assim:

Meu papel de parede

6. Também procurei na internet uma imagem em boa qualidade da Marie, tema da festa. Se você não achar em boa qualidade, salve a melhor figura que achar e melhore a resolução dela no PS (abra no PS, clica em "Image", "Image Size". Na janela nova coloque em "document size" uma resolução de 300 dpi). Coloquei a figura sobre o papel que eu fiz no passo 5.
Para dar um efeito de sombra vá na camada da figura em "layers" e clique com o botão direito, escolhendo a opção "blending options".
Na nova janela vá na opção "drop shadow" e arrume do jeito que melhor te agradar. Você pode testar os outros estilos. Ao finalizar, clique em "ok" para aplicar as alterações na camada trabalhada.

Para editar a sombra

Adicionando sombra

7. Como o papel de fundo que escolhi ficaria muito confuso escrever direto sobre ele, busquei na internet um enfeite onde eu pudesse anotar as informações da festa. Coloquei o enfeite no arquivo do convite (duplicando como já explicado) e coloquei-o embaixo da Marie (usando a ordem das camadas). Repare como o efeito da sombra da Marie agora ficou realçado. Também diminui a Marie para deixar o convite "proporcional".

8. Escreva no convite usando a ferramenta "T". Assim o PS abre a aba de ferramentas de texto. Escolha a fonte que melhor te agrade e combine com a festa. Se desejar, busque na internet uma fonte diferente. As que vem no pc são comuns demais. Escolha a cor da fonte no quadradinho de cor que vai aparecer na parte superior da janela. Nesta parte também você vai alterar o tamanho da fonte, coloca-la em negrito, etc.

Ferramenta de texto

 Para facilitar a manipulação e disposição das frases, fiz três camadas de texto. Uma com os dizeres de convite, outra com o dia e outra com a hora.
Como coloquei a arte que servirá de fundo meio tortinha, o ideal é entortar as camadas dos textos também. Use o "ctrl+t" para fazer isso. Aperte o enter para sair dessa função.
Se te interessar, usei a fonte "Giddyup Std" no tamanho de 8 mm.

9. Para colocar efeito de sombra, repita os procedimentos do passo 6. Faça numa camada. Para replicar os mesmos parâmetros de um camada de texto, escolha a camada que você trabalhou e com botão direito do mouse escolha "copy layer style" e nas outras camadas selecione "paste layer style".

Copy Layer Style - Paste Layer Style

10. Antes eu já havia preparado uma arte com as letras escrevendo o nome da pimpolha e dupliquei a camada no arquivo do convite. Fiz o mesmo com os dizeres "2 anos".

11. Para salvar o convite, vá em "file" e escolha "save as". Na nova janela escolha a pasta de destino e o nome. Use o formato "PNG" para manter uma boa resolução e boas cores (na nova janela, deixe "none" e escolha "ok"). Para arquivos grandes o PS, limita o formato de salvamento dos arquivos. Se você salvar como JPG a resolução pode cair. Se você olhar na tela, não vai ver diferença entre 96 dpi ou 300 dpi. Essa diferença aparece na impressão!

Não ficou fofo?
(para facilitar, coloquei a figura aqui como jpg).

O espaço em branco foi onde eu escrevi o endereço, e não publiquei por privacidade!

Espero ter ajudado, nem que seja só um pouquinho, vocês.

Nenhum comentário