Fazendo os dedoches da Festa da Jade - Chapeuzinho Vermelho

Esse post eu já publiquei no blog Mamis, mas vou deixar registrado aqui também. =)


Eu mesma neste ano preparei a festinha da Jade. Assim como nos outros anos, as artes digitais e lembrancinhas foram feitas por mim.
Este ano como escolhemos o tema Chapeuzinho Vermelho e sei que todas as crianças conhecem esta historinha, achei que seria bem útil fazer uns dedoches para elas brincarem e criarem suas próprias versões, com ou sem auxílio dos papais.
E neste post de hoje disponibilizarei o molde que criei e um passo-a-passo de como fiz o Lobo Mau para vocês terem ideia de como fazer os outros personagens também.
Para quem tem noção do que sejam agulha e linha, não terá dificuldades.
Eu usei linhas de ponto cruz e linhas de crochê em cores diversas, agulha, tesoura, feltro em cores diversas, molde (abaixo), retalhos de pano, miçangas pretas.


O molde que criei foi esse aqui. Imprima-o em tamanho A4.
O corpinho tem que ser cortado duas vezes para ser costurado nas bordas e você poder colocar no dedo (vai ter uns 3,5-4cm de largura). O molde do rosto (redondinho) é o mesmo para os personagens da Vovózinha, Caçador e Chapeuzinho. Em azul foi a mantinha da Vovó, em vermelho o capuz da Chapeuzinho, em creme a barriguinha do Lobo, e também tem os recortes dos cabelos dos personagens, da cabeça do Lobo, da gola do Caçador e das orelhinhas do Lobo.

A tesoura tem que estar bem afiada para conseguir cortar duas camadas de feltro de uma vez para economizar tempo e não mastigar o pano. A minha estava horrorosa... =(

Vou pedir desculpas pela qualidade das fotos, imagina conseguir fazer algo durante a noite, sem fazer muito barulho e com tempo contado para não acordar a pequena e poder dormir relativamente bem para ir ao trabalho?! rs


Use o molde impresso sobre o feltro na cor desejada para fazer o recorte. Se preferir, prenda com uma agulha o molde no pano para não correr o risco de sair tudo torto. Para economizar tempo, eu dobrava o feltro para fazer dois recortes ao mesmo tempo.





Depois de tudo recortado, vá costurando e sobrepondo as camadas usando linha na cor do feltro para não destoar. Não testei usar cola pano, pois achei que ela marcou e também demora muito tempo para secar em definitivo.



Faça o rostinho do personagem usando a própria linha, e aproveite quando possível para juntar partes, como nesta figura, que fiz o focinho do Lobo Mau usando linha preta e ela mesma quem prendeu a cabeça no corpo do dedoche.






E eles ficaram assim, com a cabeça já pronta, prea na parte da frente do corpinho pela própria linha que "desenhei" o focinho do Lobo Mau.




Depois, prendi o recorte que faria o desenho da barriguinha do Lobo Mau, já que achei que ele todo marrom ficaria muito apagadinho...

Para costurar os dois lados do corpo, eu usei um ponto que não sei nem se tem nome. Eu prendo a linha em um recorte do corpo e depois junto ambos. Passo a linha por baixo da volta que ficou e dou um laço, como tentei mostrar nas fotos seguintes.




Assim, que finalizo o ponto. Vou repetindo tentando manter o espaçamento para não ficar feio.
E no final, terminei os dedoches para a festinha. Fiz um Caçador (ou lenhador), a Chapeuzinho Vermelho, a Vovózinha e o Lobo Mau. Para os personagens humanos eu usei duas miçangas pretas para fazer os olhinhos. A boca foi "desenhada" com linha vermelha. E usei um retalho para fazer um xale para a Vovózinha.





E não é que ficou bonitinho?! rs






Nenhum comentário