Gatos e a gravidez - minha experiência

Tenho gatos e estou grávida!
http://mah-pink.blogspot.com.br
A primeira coisa que você escuta quando está no mesmo barco que eu é: "Dê seu gato, vai fazer mal ao bebê". Claro, antes de qualquer atitude, nós temos que nos informar, não é mesmo?
Qual o perigo de ter gatos em casa? Alergias, toxoplasmose, agressividade?

Quanto a alergias, só saberemos quando a criança nascer, mas até agora, pela experiência dos gatos com a Jade, não tivemos problemas. No início eles não tinham acesso ao quarto dela, principalmente aos seus produtos de higiene. O que dá alergia não é o pêlo em si, sim uma proteína que o gato tem, que ao se lamber passa para o pêlo. Adianta ter um Devon Rex (aquela raça de gatos sem pêlos)? Acho que não! rs Por isso, para evitar o acúmulo de pêlos, a casa é sempre aspirada, não temos cortinas, tapetes, etc.

Quanto a agressividade, isso vai depender do comportamento de seu gatinho. Aqui o mais velho, Zerinho, não dá muita bola para a Jade, ele não a deixa chegar perto e fica só observando, enquanto que o mais novo, Nick, é completamente dado, adora um carinho, um afofo. Para evitar ciúmes, a gente dava roupas usadas para eles cheirarem, deixavam ele chegar perto dela, quando pequena, mas sempre com muita supervisão. Se seu gato é agressivo, eu sugiro uma conversa com um veterinário que possa te ajudar, o uso de florais de Bach pode ser indicado.

Quanto à  toxoplasmose, bem, o que é toxoplasmose? É uma protozoonose de distribuição mundial. É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinos, suínos, cabras, etc.). Mas se o T.gondii está em tantos animais, porque só o gato é considerado culpado? Porque somente nele, o parasita consegue se reproduzir.

Mas você sabia que para pegar toxo de um gato, você teria que lidar com as fezes dele, depois de expostar no ambiente por cinco dias? Não é o carinho e afago que vai te dar toxo, sim aquela carne mal passada que você comeu. Sabe por que? Porque ela pode pode ser adquirida pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados com os oocistos esporulados, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozoário Toxoplasma gondii, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas. A ingestão de leite cru contendo taquizoítos do parasito, principalmente de cabras, pode ser uma forma de infecção, mas provavelmente rara, pois a cabra tem de se infectar durante a lactação para que exista a possibilidade de passagem de taquizoítos para o leite.

http://hipersessao.blogspot.com.br
Os cuidados para a gestante são: evitar o contato com fezes de gatos, pois estas podem conter oocistos; não ingerir água de origem desconhecida e sem estar fervida; nem carne crua ou mal cozida, e vegetais crus e mal lavados durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com água, ferver frequentemente e nunca tocá-las por mãos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada, ração, água fervida ou filtrada, não lhes permitir caçar animais também reduz o risco e nunca alimentá-los com carne crua ou mal passada.

Depois de exposto à doença pela primeira vez, toda pessoa desenvolve imunidade contra o parasita e dificilmente torna a adoecer com toxoplasmose. Um exame de sangue pode dizer se a pessoa já adquiriu ou não a doença. A mulher que já tenha tido a doença antes da gravidez não desenvolve risco algum para o seu feto, pois já tem imunidade contra esse parasita.

O problema da toxo é se você contrair e estiver grávida, sem o devido cuidado, o feto poderá ser prejudicado, por isso, temos que ter cuidado com essa, e qualquer outra doença, tendo ou não gatos. Se você tem gatos e está grávida, não o alimente com carne crua ou o deixe sair para a rua ter cuidado com outros animais (e até serem envenenados!). Evite fazer jardinagem sem luvas e lave sempre bem as mãos.

Aqui em casa, tivemos todos esses cuidados, até porque moramos em apartamento, e então o risco deles irem à rua é reduzido a zero.

Então se você tem gatos, os ama, eles são seus filhos como esse que está na sua barriga, não há porque abrir mão de seu bichano. Bloqueie este tipo de comentário e seja feliz!! =)

Fontes: Wikipedia, Guia do Bebê.

Nenhum comentário