Da ida ao Instituto Fernandes Figueira

Segunda passada fizemos a visita ao Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira no Flamengo para resolvermos a questão de como a Laura tomaria o Leite Materno que deixo congelado.  Levei a Laurinha e a babá, afinal é ela quem vai dar o leite em casa. A experiência foi ótima e super recomendo a visita mesmo com bebês maiores. Cheguei lá com bomba, os trecentos copinhos de treinamento e bicos que compramos. Fizemos a minha ficha e aguardamos a nossa vez. Pude observar como os funcionários são educados e a alegria que eles trabalham. O local está muito bem conservado. Orgulho de ver o SUS que funciona!! Conheci a Viviane que vive me atendendo no 0800 rs (0800 026 8877).

Fotinha comprovando que o simples é mais. Dá-lhe copo de geleia na bebeia! rs

Fui atendida pela Enfermeira Sulamita, expliquei a situação. Fomos na sala de ordenha para tirar alguma coisa para oferecer à Laura. Tirei a blusa e sutião e coloquei o avental, touca e aquele treco que coloca no nariz e boca que tenho horror rs. Sentei-me na bomba e foi uma boa oportunidade para experimentar a tal bomba elétrica milagrosa da Medela. Vi graça nenhuma naquilo. Achei mais grosseira que a minha baratinha G-tech (aliás vou fazer um comparativo com a G-tech e a Avent depois!!). Ela suga com mais força, mesmo no 1... Enfim, tiramos 40 mL...


Fomos para o consultório e lá eu mostrando os 50 copinhos e tal e a Enfermeira saca um copo de geleia esterelizado e eu não acreditei. Como assim, e os 50 contos gasto em cada copo? Enfim, dinheiro jogado fora. Sai da sala para que a Laura tivesse atenção e a babá pudesse não se sentir cobrada. Esperei uns 5 minutos com a orelha grudada atrás da porta. Ouvi a babá tirando as dúvidas dela e a Enfermeira na maior tranquilidade explicando e tal. E abri a porta de mansinho e pude observar como a Laura fez com maestria a opção pelo copo de vidro de geleia que todo mundo tem em casa!


Das dicas que peguei vou reunir aqui:


- descongelar do freezer direto no banho-maria (água não muito quente)
- colocar num copo de geleia a quantidade que ela for tomar. O que sobrar no pote do freezer pode ir pra geladeira, por 24h. O que ela bebeu e colocou a boca deve ser descartado.
- isso mesmo, copo de geleia. A gente gasta milhões em copos isso e aquilo, quando o simples basta. 

- a enfermeira ficou abismada pq Laura já engoliu direto, porque bebês menores a gente tem que deixar eles puxarem o leite do copo como gatinho.
- o copo deve ter boca grossa e larga, e deve encaixar nos cantos da boquinha mesmo. 
- devo estimular o seio pelo menos uma vez na manhã e outra a tarde no trabalho. Usar a bomba para tiar e guardar o leite (já que eu não consigo ordenhar). A bomba deve ser esterelizada a cada uso. Para isso eu vou usar aqueles esterilizadores de microondas e vou deixar uma esponja para isso também. 

Como chegar:

Endereço: Avenida Rui Barbosa, 716
- como vou de carro estacionei no estacionamento que fica no Posto da Petrobras. R$5/hora.
- Para quem vem da Barra ou da Zona Sul: dirigir-se à Praia de Botafogo em direção à Praia do Flamengo;
- Para quem vem da Zona Norte, Centro ou Niterói:  via Túnel Santa Bárbara: atravessar o túnel em direção a Botafogo, seguindo pela Rua Pinheiro Machado os sentidos obrigatórios até a Praia de Botafogo. Na Praia de Botafogo, tomar a pista na direção Flamengo/Centro;  via Elevado da Perimetral/Parque do Flamengo (Av. Infante D. Henrique): seguir pelo Parque do Flamengo em direção a Botafogo, até o primeiro retorno indicando “Flamengo”;
- Pela Praça XV: Seguir pelo Parque do Flamengo em direção a Botafogo, até o primeiro retorno indicando “Flamengo". Para quem vem de ônibus, as linhas 474, 455 e 454 (sentido Zona Sul) param próximo ao IFF. Saltar no primeiro ponto após atravessar o Aterro. Em seguida, voltar pela Av. Rui Barbosa, no sentido contrário, em direção ao Flamengo.
- Para quem vem de Metrô, saltar na estação Flamengo e caminhar pela Rua Marquês de Abrantes até a Praia de Botafogo. Seguir pela Praia de Botafogo rumo à Praia do Flamengo e entrar na Avenida Rui Barbosa.

Vá! Vale a pena!

Nenhum comentário