Receita - Cupcake de Baunilha

Esta receita peguei no blog da Luciana Misura e adaptei um pouquinho. Fiz ontem para a Jade levar hoje para a festinha da escola. Então foi testada e aprovada =D

Cupcakes enfeitando a festa da Sofia este ano. 

A receita lembra bastante os cupcakes da Magnolia Bakery, uma delícia!!



Ingredientes

Para os Cupcakes:

1 1/2 xícaras de farinha com fermento
1 1/4 xícaras farinha de trigo comum
200g de manteiga amolecida
2 xícaras de açúcar
4 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 xícara de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha - Usei Aroma de Baunilha já que na minha cidade tudo é mais difícil de achar!

Para o Icing (glacê):

200g de manteiga amolecida
6 a 8 xícaras de açúcar de confeiteiro - No meu caso foram 6 xícaras 
1/2 xícara de leite
2 colheres de chá de extrato de baunilha


Modo de preparo

Preaqueça o forno a 177 C graus (350 F).

Recem saídos do forno.
Unte a forma de cupcakes ou use forminhas de papel.

Em uma tigela pequena, misture as farinhas. Reserve.

Em uma tigela grande, na velocidade média da batedeira, bata a manteiga até fazer um creme. Adicione o açúcar gradualmente até ficar com uma textura fofa, em torno de 3 minutos. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem a cada um. Adicione os ingredientes secos em três partes, alternando com o leite e a baunilha (misture o extrato de baunilha no leite pra facilitar).

A cada adição, misture até que os ingredientes estejam incorporados, cuidado pra não bater demais. Usando uma espátula, verifique se não tem nada grudado nos lados da tigela, se está tudo misturado direitinho. Encha as forminhas dos cupcakes, até que a massa esteja enchendo 3/4 da forma.

Cuidado pra não encher mais que isso porque os bolinhos vão transbordar (aconteceu isso da primeira vez que eu fiz). Asse por 20 a 25 minutos (lá em casa foram 27 minutos), até um palito inserido no centro do cupcake sair limpo.

Deixe esfriar por 15 minutos. Remova da forma e deixe esfriar completamente antes de colocar o glacê (uma vez as crianças estavam impacientes e começamos a colocar o glacê com os cupcakes ainda morninhos, claro que o glacê começou a derreter).

Para o glacê

Ficou assim na batedeira.
Coloque a manteiga na tigela da batedeira. Adicione 4 xícaras de açúcar, o leite e a baunilha (misture a baunilha no leite antes de colocar na tigela).
 
Na velocidade média da batedeira, misture até que fique bem cremoso e liso, de 3 a 5 minutos. Adicione o restante do açúcar aos poucos, 1 xícara de cada vez, batendo bem a cada xícara, em torno de 2 minutos), até que o glacê esteja espesso o suficiente pra confeitar. Nem sempre é necessário adicionar todo o açúcar.

Se quiser, adicione algumas gotas de corante na mistura. Use ou guarde o glacê em temperatura ambiente, porque ele vai ficar duro se for guardado na geladeira.

Você pode guardar em um pote com tampa por até 3 dias.


Cupcakes prontinhos.
Rendimento: 24 cupcakes or 1 bolo de 9 polegadas (aproximadamente 22cm de diâmetro)."

Como eu precisava de mais cupcakes, fiz a receita completa e mais uma metade. Na metade, eu usei margarina de tablete (tipo claybom), fica bom, mas não tão gostoso quanto usando a manteiga.


Para o glacê usei um pouco de corante em pó rosa que eu tinha e a cor ficou lindinha. A receita inteira deu para 36 bolinhos e ainda sobrou metade. Congelei por causa do carnaval e depois vou testar se ficou boa mesmo congelada.

Um comentário