Jadezinha marcando presença

Papai tá todo babão!
Ontem ele conseguiu sentir a Jade.
É engraçado, eu sentia os chutões e ele perguntava "é isso"?
Daí não parou mais, ele ficava "oh, de novo!". Ela o chutou umas 10 vezes! rs
É muito bom poder permitir que o pai se aproxime mais dessa relação mãe-bebê, que por enquanto ele é só espectador.
Papai, nós te amamos!

Curso de gestante - Visita à maternidade

No último dia do curso de gestante vieram aqui representantes da Casa de Saúde São José e da Perinatal, para nos falar de suas clínicas.
O pessoal da Perinatal sorteiou inclusive 4 salas VIP, filmagem e kits para o bebê. Eu sortuda que sonhou, ganhei NADA!!! hahahahaha Mas fiquei feliz porque as meninas que ganharam festejaram um monte!! Eu já ia mesmo (para a suíte normal claro)... hehehehe
Eles nos convidaram para visitar a maternidade, mas com visita ao Centro Cirúrgico (CC) inclusive, pois quando a gente agenda, apenas fazemos a visita normal aos quartos...
Chegamos lá deveras ansiosas! Podem imaginar, né??? Éramos seis casais.
Vimos as suítes VIP, as suítes normais (que já é enorme!!) e fomos nos arrumar para entrar no CC. Trocamos de roupa, colocamos roupa esterelizada, e vi como o papai vai estar vestido na hora H!!! rs
A enfermeira-chefe, muito simpática!, nos apresentou a sala de parto cirúrgico de múltiplos, que é muito ampla, a sala de recuperação da anestesia e finalmente a sala de Parto Natural.
As duas mães que farão parto cesária sem discussão (elas já tem filhos...) saíram de fininho e nem entraram direito.
A enfermeira perguntou quem iria tentar o PN e eu logo me prontifiquei! hahaha E adivinha? Fui fazer o Test-Drive da cadeira do parto! Muito bom! Confortável demais. A sala parece um quarto comum, e dos armários saem toda a parafernália necessária para uma cirurgia. Tem banheiro bem amplo e uma banheira de hidromassagem que se usa para amenizar as dores se a bolsa não tiver rota.
Me senti a própria Joana Prado no site dela. Lá tem um video e fizemos a mesma coisa que ela fez. Pintou curiosidade, clica aqui para ver o video!
Amei, e valeu a pena. Com certeza é lá que a Jade vai respirar pela primeira vez!


Depois coloco as fotinhas da visita. Eu mesma não tirei, vou tentar pegar que quem tirou!!

Curso de Gestante - shantala

Sobre o curso de shantala, é muito gostoso. Ainda mais imaginando-me com a pequena nas pernas, sendo apertada e afofada de tudo quanto é jeito! hahahahaha
O mais importante é que não deve ser feita à noite, sabia? O horário recomendado é mais pela manhã, mas se não tiver jeito, o limite são as 18:00h! E ela somente pode ser feita em bebês a partir do 1º mês.
Mas porque Shantala?
Bom, o obstetra famoso Dr. Leboyer, o mesmo do parto humanizado, visitou a ìndia e ficou encantado com uma mulher sentada na rua, fazendo massagem em seu bebê, e este estava completamente calmo, mesmo no meio daquele multidão. Ele registrou toda a massagem que ela fazia e trouxe a técnica para o ocidente e nomeou-a Shantala, que é o nome dessa mãe. Ele escreveu um livro que pode ser comprado facilmente em qualquer livraria!


Antes dos movimentos, é importante preparar o cantinho da shantala para que você tenha tudo à mão e não interrompa a massagem no meio... Deixe ao seu alcance, o óleo 100% vegetal (que pode ser encontrado em farmácias de manipulação), um pires (para colocar um pouco de oleo e passar na mão, sem ter que ficar abrindo e fechando o pote), uma fralda (de pano ou descartável - para se proteger dos escapes do bebê rs), garrafa térmica com água morna e algodão (para limpar o bebê se ele fizer xixi ou coco).
Não se deve conversar com o bebê. É um momento de comunicação não-verbal, você deve estar concentrada no bebê, e não pensando na conta que tem que pagar amanhã. Desligue-se e entregue-se ao bebê.
Sente-se no chão e encoste a coluna na parede. É válido usar uma almofada como apoio para a coluna. Estique as pernas e coloco o bebê ao longo de suas pernas, com a cabeça na direção do joelho, para facilitar o contato visual. A cabecinha ficará levemente mais baixa que o corpo para melhorar a irrigação no cérebro. Para se proteger dos escapes, coloque uma fraldinha no bumbum dele e sobre a genitália, mas sem prender, apenas cobrindo!

Os movimentos (todos devem ser repetidos três vezes, usando sempre toda sua mão, das pontas dos dedos a quase chegar no pulso)
Para começar, faça uma breve energização. Passe o óleo nas mãos, esfregue-as para aquece-las e feche-as em um triângulo (como na figura abaixo), e eleve todo o braço acima de sua cabeça, inspirando, como se quisesse pegar a energia do sol, e desça expirando e quando chegar na altura do bebe faça todo o contorno de seu filho sem encostar nele, com pensamentos positivos para seu bebê.

Sempre que sentir uma dificuldade em passar a mão pelo bebê, coloque um pouco mais de óleo.

Movimentos do peito
1 - Na altura dos mamilos, coloque as duas mãos sobre o centro do peito do bebe e deslize para as laterais, embaixo das axilas.
2 - Na altura dos ombros, mas não em cima, coloque as duas mãos sobre o centro, embaixo do pescocinho, e deslize para as laterais, chegando nos ombros.
3 - Coloque suas mãos no quadril do bebê e deslize a esquerda sobre o bebe, desde o quadril até o ombro direito, fazendo um X sobre o bebe. Volte com a mão para o quadril, e faça o mesmo movimento em X, com a mão direita.

Movimentos dos braços

Para não se esquecer a professora indicou sempre começar pelo lado esquerdo. Vire gentilmente o bebê sobre o lado direito dele, deixando livre o bracinho esquerdo.
1 - Envolva o braço do bebe com as duas mãos, e suba a que ficou por cima, formando uma espécie de bracelete. Vá do ombro em direção ao punho. Desça essa mão. E suba a outra.
2 - Envolva o braço do bebe com as duas mãos, e suba-as juntamente em movimentos de rosca, em direções opostas, contornando o bracinho. Ao chegar no punho, concentre os movimentos um pouco mais, pois é uma área muito rica e merece atenção. Desça ambas até a base do base.
Movimentos das mãos
Comece pela mãozinha esquerda. Após acabar os três movimentos (cada um três vezes!), repita na mãozinha direita!
1- Com a mãozinha do bebê aberta, utilize seus polegares para massagea-la. Vá alternando o polegar direito e o esquerdo, subindo desde a base da mão até cada um dos dedinhos. Um dedinho por vez.
2- Mantenha a mãozinha dele aberta, e agora passe toda sua mão na mãozinha, desde a base até a ponta dos dedinhos.
3- Agora aperte gentilmente a potinha de cada de dedinho, do polegar ao mindinho e voltando. Indo e vindo.
Movimentos da barriga
Esses movimentos ajudam na cólicas do bebê, com a eliminação dos gases e no funcionamento do intestino. Aqui é bom se proteger! rs Pode ocorrer um "escape" rs
1- As mãos, uma de cada vez, descem da altura das costelas até a parte de baixo do abdomem, como se fossem esvaziar o ventre. Quando uma mão termina o movimento, a outra recomeça, e assim sucessivamente.
2- Com a mão esquerda, segure as pernas do bebê, mantendo-as verticalmente esticadas. Com o punho, da mão direita, massageie a barrgida da mesma maneira que no movimento anterior.
3- Agora ao invés do punho, use apenas a mão direita, lateralmente, usando toda a palma. Mantenha as pernas esticadas.

Movimentos das pernas e pés
Basicamente faz-se os mesmos movimentos que você fez nos bracinhos e nas mãozinhas. Comece sempre com a perninha esquerda para depois fazer a direita.
1- Uma das mãos segura o calcanhar enquanto a outra sobe, da virilha até o tornozelo fazendo o bracelete com a outra mão.
2- As duas mãos se movimentam em sentidos opostos, como se torcessem a perna do bebê.
3- Utilize os polegares alternandamente para massagear a planta do pé do bebê, desde o calcanhar até a ponta dos dedinhos.
4- Utilize toda sua mão, desde a base até a ponta dos dedos, deslizando sobre a planta do pé do bebê, desde o calcanhar até os dedinhos.
5- Agora, aperte a ponta dos dedinhos, um de cada vez, desde o dedão até o último dedinho e volte. Após terminar de massagear os pés, aconchegue o bebê um pouco.

Movimentos das costas
Vire o bebê de bruços sobre suas coxas, transversalmente a elas, deixando a cabeça do bebê à sua esquerda.
1- Coloque as duas mãos na altura dos ombros e desça-as até o bumbum em movimentos simultaneos alternados: enquanto uma vai do lado esquerdo para o direito do bebê a outra vai do direito para o esquerdo, encontrando-se no meio. Massageando a coluna, os rins e as nádegas do bebe. Após atingir o bumbum as mãos sobem em direção aos ombros, sempre em vai-e-vem.
2- Apoie o bumbum com a mão direita e desça com a outra, desde os ombros até o bumbum, vigorosamente. A mão direita servirá de base, opondo-se à pressão da mão esquerda. Ao final, recomece o movimento pela nuca.
3- Agora a mão direita segura os pezinhos, mantendo as pernas esticadas e ligeiramente elevadas. A mão esquerda continua a percorrer as costas do bebê, estendo-se agora até os calcanhares do pé. Recomece o movimento pela nuca. Não se preocupe, a cabeça ficará mais baixa que os pezinhos para ajudar a oxigenar o cérebro do bebe.
Movimentos do rosto
Nesses exxercícios, não recoloque o óleo em suas mãos e tente retirar o excesso com a fraldinha de pano do cantinho da shantala.
Deite o bebê de barriguinha pra cima, do mesmo modo que antes (cabeça na altura dos joelhos e pés voltados pra você).
1- Partindo do centro da testa, seus dedos (os três maiores) deslocam-se para os lados, contornando as sombrancelhas. Pare na altura dos olhos. Volte para a testa e desça pelo mesmo caminho de antes, só que seus dedos vão até as bochechas. Volte para a testa e desça novamente, agora indo até o queixo.
2- As mãos fixam-se nas têmporas e os polegares vão para os cantinhos do nariz, em sua base. Faz-se uma leve pressão. Depois libera a pressão, sobe com os polegares (sem tirar as mãos das têmporas) até a testa, pelo meio dos olhos do bebê, desce, passando novamente pelo nariz e vai até os cantinhos da boca. Volte para os cantinhos do nariz e recomece.
3- Com os polegares, feche levemente os ohos do bebe e desça contornando o nariz e a boca.

Movimentos adicionais (similares ao Hatha-Yoga)
1- Segure as mãos da criança e cruze os braços na altura do peite, depois abra-as e torne a cruza-las. Cada vez um braço por cima.
2- Segure um dos pés e a mão do lado oposto e cruze-os. Alterne com o par oposto.
3- Segure os dois pés do bebê e cruze-os na altura da barriga. Estenda-as e volte a cruza-las. Como se o bebê estivesse em posição de Lótus.

Banho relaxante
Um relaxante banho de imersão é bem-vindo. Com água morna (~37ºC), coloque o bebê na água, mantendo sua mão esquerda aberta e relaxada. Apoie os dedos na axila do bebê para ele não escorregar. Se sentir necessidade, sustente as nádegas dele com a mão direita.com apenas o rostinho e os ouvidos do bebê de fora, elimina as tensões que ainda possam existir no corpo dele e retira o excesso de óleo. Segure-o por baixo e deixe-o flutuar por entre cinco e dez minutos.

Fonte: curso de gestante (Patrícia Souza), http://bebe.abril.com.br/0_12/saude/shantala.php e http://www.acessa.com/viver/arquivo/vida_saudavel/2003/12/26-shantala/movimentos.php.

23 semanas - 6 meses!!

O bebê tem cerca de 29 centímetros do alto da cabeça até o calcanhar. Os vasos sanguíneos do pulmão estão se preparando para a respiração e para que o bebê engula normalmente, embora ele só vá eliminar as primeiras fezes após o nascimento, exceto em casos extraordinários.
A audição já funciona, e ele consegue ouvir uma versão meio distorcida da sua voz, seus batimentos cardíacos e os barulhos que seu estômago faz. Outros barulhos altos que forem frequentes durante a gravidez, como o latido do cachorro ou o motor do aspirador de pó, não devem incomodar o bebê quando ele os escutar fora do útero.
Vários estudos já deram indicações de que os fetos preferem música clássica no útero.
Se por algum motivo tivesse que nascer agora, o bebê teria uma pequena chance de sobreviver (cerca de 16 por cento, em hospitais muito bem equipados e centros de referência), desde que com o atendimento médico adequado.
Cada dia a mais no útero faz diferença neste estágio. Nascendo com 24 semanas, a chance de sobrevivência, numa UTI de alta complexidade, sobe para 44 por cento.
Quanto a você, é bem provável que você esteja se achando meio desajeitada por causa da mudança no seu centro de gravidade. Talvez sua gengiva sangre quando você escovar os dentes, e seu umbigo, que era "para dentro", resolva ficar saltado. Não se preocupe. Ele vai voltar para o lugar pouco tempo depois do parto.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/desenvolvimento-fetal/23-semanas

Curso de Gestantes – Amamentação

Bom, como sabem essa semana estamos (eu e o papi da Jade) fazendo o curso de gestante do local onde trabalhamos, e vou colocar aqui no nosso espaço um resuminho do que foi falado, ok?

O primeiro assunto foi a amamentação.

Quem veio palestrar foi uma senhora do Instituto Fernandes Figueira (IFF) aqui do Rio de Janeiro e ela explicou uma série de coisas, que vou resumir abaixo.

O Leite Materno (LM) é o alimento ideal para seu bebê, conferindo imunidade para ele e de fácil digestão, ajuda a estabelecer e fortalecer o vínculo mamãe-bebê. Além de ser gratuito! Vocês já viram o preço do leite artificial?? Que fortuna!!

O primeiro leite que sai é na verdade o colostro, rico em nutrientes e anticorpos.

A amamentação ideal é aquela feita até os 6 meses de idade, exclusivamente, por livre demanda. O bebê não usa relógio para controlar a fome... Existem bebês que mamam 30-40 minutos direto e aqueles que mamam 10 minutos e logo dormem. O correto é que ele mame até que a mama se esvazie por completo, pois o leite posterior (o que vem ao final) é rico em gordura e ajuda o bebê a ficar gordinho como a mamãe gosta! rs Se o bebê mama apenas 10 minutos, quando ele quiser mamar de novo ele deve voltar à mama anterior até que a mesma esvazie e só assim para a outra.

Sempre ofereça as duas, para evitar mastite (empedramento) e a própria estética (já se imaginou com um peito cheio e o outro murcho??).

Para facilitar a saída do LM devemos massagear suavemente a aureola com três dedos em movimentos circulares carinhosamente. Por exemplo, coloque sua mão direita sobre a aureola do seio esquerdo e faça movimentos circulares naquele ponto que você colocou a mão. Desça ela mais um pouco e faça mais movimentos ali, até que se ande toda aquela aureola. E faça com o seio direito também!

O bebê é quem deve ser levado ao seio e não você descer até ele, pois isso prejudica sua coluna.

Sabia que hoje em dia não se usa mais “preparar o seio” como antigamente, quando os médicos mandavam passar bucha vegetal, etc? E passar casca de mamão ou banana quando ficasse ferido? O mais importante é a pega do bebê, que deve abocanhar o máximo da auréola possível, pois ele estará comprimindo os seios lactíferos (onde fica armazenado o leite...). O máximo que se deve fazer é pegar sol, se possível, e deixar que o mamilo roce na própria camisa da mamãe. Como? Ou fica sem sutiã, ou corta uma bola num sutiã velhinho deixando a aureola exposta a esta fricção suave! E se o seio rachar? Você pode usar o próprio LM para cicatrizar!! Santo remédio!

Se possível devemos amamentar ainda na sala de parto, pois ajuda na produção de ocitocina na mamãe, que ajudará na contração do útero, diminuindo as chances de uma hemorragia uterina...

Ah! O ideal é quando amamentação devemos tirar o sutiã, ainda mais aqueles que só deixam o peito de fora, pois ele comprime a mama não permitindo seu esvaziamento total.

Não devemos fazer amamentação cruzada. O que é isso? Não devemos amamentar o filho dos outros e nem deixar que amamentem o nosso, por causa do risco de transmissão de doenças graves como a AIDS!.

Ai você me pergunta: como funciona na doação? Bom, o IFF coleta a doação de mamães que produzem uma boa quantidade de LM e o leite coletado é analisado e pasteurizado. Ok, ele vai perder um pouco dos nutrientes, mas teremos a certeza que o LM que o bebê está recebendo não tem doença transmissível...

A melhor forma de extrair o LM é fazendo a ordenha manual. Para não me alongar mais, vou colocar aqui o link do site Amigas do Peito, explicando como se deve fazer.

Para armazenar o LM, prenda os cabelos e prepare os recipientes, que devem ser de vidro, com tampa plástica, lavados em água corrente com sabão neutro e fervidos por 20 minutos. Assim que enche-lo, colocar imediatamente na geladeira. Na geladeira o leite dura até 1 dia, e congelado neste recipiente 15 dias. Para da-lo ao seu bebê, retire a quantidade ideal, pois ele não pode ser resfriado e requentado novamente, e ferva em banho-maria. De preferência, ofereça ao seu bebe usando um copinho (daqueles descartáveis) ou uma colher, colocando a cabeça do bebe mais elevada que o corpo, como se ele estivesse sentado, para evitar que ele se engasgue.

Se tiver dúvidas o IFF tem um telefone para nos atender: 0800-268877.

Dopplerfluxometria obstétrico

A e outras pessoas me perguntaram o que o doppler obstétrico. Bom, eu também não sei e fui pesquisar:

"A avaliação da vitalidade fetal é uma etapa fundamental na suspeita do sofrimento fetal, tendo a dopplervelocimetria substancial importância, possibilitando analisar o fluxo sanguíneo dos principais leitos vasculares que envolvem a circulação feto-mãe. A dopplevelocimetria obstétrica consiste primariamente na análise dos leitos uterinos, umbilical e fetal (esta última tem a artéria cerebral média como a principal a ser analisada, podendo ainda constar o estudo da aorta, carótida interna, ducto venoso e outros). A artéria uterina apresenta padrão de fluxo de baixa resistência, com exceção do primeiro trimestre da gestação que mantém-se em alta resistência. A presença de incisura protodiastólica nas artérias uterinas é normal na primeira metade da gestação. A maioria desaparece ao redor da 20 a semanas, podendo ainda ser considerada normal até a 26 a semanas. A presença de incisura protodiastólica e relação S/D maior que 2,6 aparece quando a resistência vascular está aumentada na circulação placentária, podendo levar o feto a apresentar baixo peso e repercutir a vitalidade fetal. A artéria umbilical monitoriza o crescimento e a vitalidade fetal, apresentando padrão de fluxo de baixa resistência, e a redução da velocidade diastólica quando presente indica grande comprometimento hemodinâmico para o feto. Ao estudo color Doppler pode-se ainda ser importante na análise da presença de circular de cordão. A artéria cerebral média apresenta fluxo de alta resistência. E nos casos em que a vitalidade fetal está comprometida, o feto na tentativa de proteger-se da hipóxia, realiza uma redistribuição hemodinâmica do sangue, levado a vasodilatação da artéria cerebral média e diminuição da perfurasão renal com redução da filtração glomerular e do débito urinário, e conseqüente oligodramnia. Na avaliação da centralização do fluxo sanguíneo, é utilizado o perfil hemodinâmico fetal, que consiste na relação entre o IR da artéria umbilical, com o da artéria cerebral média, e cujo valor normal é menor ou igual a 1. A avaliação dopplervelocimétrica não pode ser analisada como fato único e sim como dado do contexto da gestação, podendo ser decisiva na evolução e terapêutica da gestação."

Fonte: http://web.cip.com.br/renoscan/artigo_002.htm.

Deus queira que esteja tudo bem com a Jade.
Beijos e boa semana a todos, pois esta teremos curso de gestante! Vou prestar bastante atenção!

22 semanas!!!!!!!!!!!

Seu bebê já se parece mais com um recém-nascido em miniatura. Os lábios estão mais formados, e os olhos se desenvolveram; embora a íris ainda não tenha pigmentação, as sobrancelhas e pálpebras estão no lugar certo.
O pâncreas, órgão fundamental para a produção de hormônios, está se aperfeiçoando rapidamente. Os primeiros sinais da dentição aparecem por baixo da gengiva. Mais cedo do que você imagina, seu filho vai estar nos seus braços.
Seu bebê é agora uma versão mais magrinha de um recém-nascido. Ele pesa cerca de 430 gramas, e mede um pouco mais que 27 centímetros no total.
A essa altura, você deve ter engordado entre 5 e 7 quilos. A partir de agora, o aumento de peso deve ser de pouco mais de 200 gramas por semana. Pode ser que apareçam vontades súbitas de comer alguma coisa, e você pode notar um aumento na secreção vaginal, embora sem a presença de sangue. As duas coisas são normais na gravidez.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/desenvolvimento-fetal/22-semanas

5ª Consulta Pré-Natal

Ontem fomos à 5ª consulta pré-natal e eu esqueci o cartão da gestante no carro... então não terei todas as anotações até a próxima consulta.
Mas levei uma bronca básica pois era para ter engordado 1kg e engordei 2,5kg (fui para 98kg)... Ai, ai... A GO não gostou não...
Escutamos novamente o coraçãozinho da Jade!! Bom demais!!
Pressão 120*80, boa.
Agora terei que tomar a vacina Anti-tetânica, ui!!! rs
Começarei a tomar cálcio além das vitaminas maternas que já tomo diariamente para ajudar na calcificação dos ossinhos da pequena!!
Ela pediu para marcar uma dopplerfluxometria obstétrica e refazer os exames de sangue e urina uma semana antes da próxima consulta...


Faltam 128 dias!!

Por você

Hoje indo para o trabalho escutamos uma música antiga, mas que vimos o quanto ela se encaixa nas nossas vidas atualmente, em relação a nossa pequena Jade. É a música Por Você, do Barão Vermelho, que vou transcrever abaixo:

"Por você eu dançaria tango no teto
Eu limparia os trilhos do metrô
Eu iria a pé do Rio a Salvador
Eu aceitaria a vida como ela é
Viajaria a prazo pro inferno
Eu tomaria banho gelado no inverno
Por você eu deixaria de beber
Por você eu ficaria rico num mês
Eu dormiria de meia pra virar burguês
Eu mudaria até o meu nome
Eu viveria em greve de fome
Desejaria todo dia,
A mesma mulher
Por você, por você
Por você, por você
Por você conseguiria até ficar alegre
Pintaria todo o céu de vermelho
Eu teria mais herdeiros que um coelho
Eu aceitaria a vida como ela é
Viajaria a prazo pro inferno
Eu tomaria banho gelado no inverno
Eu mudaria até o meu nome
Eu viveria em greve de fome
Desejaria todo dia,
A mesma mulher
Por você, por você
Por você, por você
Nananana....
Eu mudaria até o meu nome
Eu viveria em greve de fome
Desejaria todo dia,
A mesma mulher
Por você, por você
Por você..."




Há algum tempo, quando ainda namorávamos, eu gravei para meu maridinho a música Você de Os Paralamas do Sucesso. Acredite, eu tive essa coragem!! Vou transcreve-la aqui também:

"Você é algo assim
É tudo pra mim
É como eu sonhava, baby
Você é mais do que sei
é mais que pensei
é mais que eu esperava, baby
Sou feliz agora
Não, não vá embora, não
Você é algo assim
É tudo pra mim
É como eu sonhava, baby
Você é mais do que sei
É mais que pensei
É mais que eu esperava, baby
Sou feliz agora
Não, não vá embora, não
Sou Feliz agora
Não, não vá embora, não
Vou morrer de saudades..."


Quem sabe não uso uma delas na filmagem da Jade??

Quinta Ultrassom

Linda demais!!!!
Femur = 35 mm (~24,5 cm)
150 batidas por minuto

21 semanas!!

As sobrancelhas e pálpebras estão prontas, e as pontas dos dedos já têm unhas.
Pode parecer inacreditável, mas seu bebê já é capaz de ouvir sua fala. Por isso você pode conversar com ele sem medo de se sentir boba. Vale até cantar e ler histórias.
Estudos mostram que recém-nascidos sugam com mais vigor ao escutar a leitura de um livro que tenha sido lido pela mãe durante a gravidez. Se você quiser tentar, escolha um e comece a ler em voz alta.
Mas pegue um livro de que você goste mesmo, porque é muito provável que você vá lê-lo inúmeras vezes depois que o bebê nascer, e há grandes chances de essa se tornar a história favorita do seu filho na hora de dormir, mesmo quando ele estiver maiorzinho.
Está se sentindo surpreendentemente bem nos últimos tempos? Talvez esta seja a época mais agradável da sua gravidez.
Você ainda não está pesada demais, e os incômodos mais comuns na gestação, como os enjôos, a vontade constante de fazer xixi e o sono permanente, já tenham melhorado bastante. Relaxe e aproveite o máximo que puder. O terceiro trimestre está chegando, e ele costuma trazer um pouco mais de desconforto.
Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/desenvolvimento-fetal/21-semanas.

A fotinha da Jade. Não é lindinha??
Jade

Euzinha com 21 semanas:
21 semanas

As fotos do quartinho que estava devendo. O papai quem fez a pintura!
Quarto 2

A casinha dos gatos não poderia faltar!
Quarto

Feliz Aniversário pra mim!!!

Hoje faço mais um aninho de vida... Ok, aproveitem que vai ser a única vez que vou falar a minha idade, só para registrar, depois não falo NUNCA MAIS! rs
Hoje faço 29 aninhos... E este ano será um ano de transformações, faz-se a KK filha, e nasce a KK mãe. Hoje sou esposa, filha, geóloga, esse ano terei uma "qualidade" a mais: mãe.
Peço a Deus no dia de hoje que me dê luz para saber educar a Jade, juntamente com seu papi, para saber ensinar-lhe o que é o bem e o mal, mas ensinando-a principalmente a praticar o bem, pois ela será o Anjo de Luz de nossa vida, que já estava ficando "sem sentido", pois Natal, Carnaval, Dia das Crianças, não tinham mais aquela graça de antes... Enfim, esse ano tudo será NOVO! Que bom! Que bom!!

Letargia

Ui, tá cada dia mais difícil. Cada dia que passa fico mais preguiçosa!
Não tô aguentando o marasmo no trabalho, sendo que tinha tanta coisa para fazer fora daqui: as lembrancinhas, os adesivos de parede, bordar alguma coisa, comprar os moveis, etc...
Vocês, mamães com bebê já nascido e mamães com bebê no forninho, também passaram por isso???
A minha vontade é de sair correndooooooooooo e só aparacer sei lá quando... rs
Estou tentando manter a mente sã, comecei a fazer Yoga para relaxar e tentar (eu disse que vou tentar pelo menos!) manter o peso...

Dicas para grávidas

Estava lendo o blog de uma mamãe (Dany), e vi um post antigo dela muito engraçado, sobre dicas para grávidas, que quero compartilhar com vocês.
Aliás, como é gostoso a gente acompanhar o blog de outras mamães, né? A gente percebe que não está sozinha neste barco e aprende muita coisa... inclusive os temores e as delícias de gerar e educar um novo ser... Bom... vamos ao post:















Post original: http://gravidadeprimeiraviagem.blogspot.com/2009/01/algumas-dicas-para-gravida-de-primeira.html.