Curso de Gestantes – Amamentação

Bom, como sabem essa semana estamos (eu e o papi da Jade) fazendo o curso de gestante do local onde trabalhamos, e vou colocar aqui no nosso espaço um resuminho do que foi falado, ok?

O primeiro assunto foi a amamentação.

Quem veio palestrar foi uma senhora do Instituto Fernandes Figueira (IFF) aqui do Rio de Janeiro e ela explicou uma série de coisas, que vou resumir abaixo.

O Leite Materno (LM) é o alimento ideal para seu bebê, conferindo imunidade para ele e de fácil digestão, ajuda a estabelecer e fortalecer o vínculo mamãe-bebê. Além de ser gratuito! Vocês já viram o preço do leite artificial?? Que fortuna!!

O primeiro leite que sai é na verdade o colostro, rico em nutrientes e anticorpos.

A amamentação ideal é aquela feita até os 6 meses de idade, exclusivamente, por livre demanda. O bebê não usa relógio para controlar a fome... Existem bebês que mamam 30-40 minutos direto e aqueles que mamam 10 minutos e logo dormem. O correto é que ele mame até que a mama se esvazie por completo, pois o leite posterior (o que vem ao final) é rico em gordura e ajuda o bebê a ficar gordinho como a mamãe gosta! rs Se o bebê mama apenas 10 minutos, quando ele quiser mamar de novo ele deve voltar à mama anterior até que a mesma esvazie e só assim para a outra.

Sempre ofereça as duas, para evitar mastite (empedramento) e a própria estética (já se imaginou com um peito cheio e o outro murcho??).

Para facilitar a saída do LM devemos massagear suavemente a aureola com três dedos em movimentos circulares carinhosamente. Por exemplo, coloque sua mão direita sobre a aureola do seio esquerdo e faça movimentos circulares naquele ponto que você colocou a mão. Desça ela mais um pouco e faça mais movimentos ali, até que se ande toda aquela aureola. E faça com o seio direito também!

O bebê é quem deve ser levado ao seio e não você descer até ele, pois isso prejudica sua coluna.

Sabia que hoje em dia não se usa mais “preparar o seio” como antigamente, quando os médicos mandavam passar bucha vegetal, etc? E passar casca de mamão ou banana quando ficasse ferido? O mais importante é a pega do bebê, que deve abocanhar o máximo da auréola possível, pois ele estará comprimindo os seios lactíferos (onde fica armazenado o leite...). O máximo que se deve fazer é pegar sol, se possível, e deixar que o mamilo roce na própria camisa da mamãe. Como? Ou fica sem sutiã, ou corta uma bola num sutiã velhinho deixando a aureola exposta a esta fricção suave! E se o seio rachar? Você pode usar o próprio LM para cicatrizar!! Santo remédio!

Se possível devemos amamentar ainda na sala de parto, pois ajuda na produção de ocitocina na mamãe, que ajudará na contração do útero, diminuindo as chances de uma hemorragia uterina...

Ah! O ideal é quando amamentação devemos tirar o sutiã, ainda mais aqueles que só deixam o peito de fora, pois ele comprime a mama não permitindo seu esvaziamento total.

Não devemos fazer amamentação cruzada. O que é isso? Não devemos amamentar o filho dos outros e nem deixar que amamentem o nosso, por causa do risco de transmissão de doenças graves como a AIDS!.

Ai você me pergunta: como funciona na doação? Bom, o IFF coleta a doação de mamães que produzem uma boa quantidade de LM e o leite coletado é analisado e pasteurizado. Ok, ele vai perder um pouco dos nutrientes, mas teremos a certeza que o LM que o bebê está recebendo não tem doença transmissível...

A melhor forma de extrair o LM é fazendo a ordenha manual. Para não me alongar mais, vou colocar aqui o link do site Amigas do Peito, explicando como se deve fazer.

Para armazenar o LM, prenda os cabelos e prepare os recipientes, que devem ser de vidro, com tampa plástica, lavados em água corrente com sabão neutro e fervidos por 20 minutos. Assim que enche-lo, colocar imediatamente na geladeira. Na geladeira o leite dura até 1 dia, e congelado neste recipiente 15 dias. Para da-lo ao seu bebê, retire a quantidade ideal, pois ele não pode ser resfriado e requentado novamente, e ferva em banho-maria. De preferência, ofereça ao seu bebe usando um copinho (daqueles descartáveis) ou uma colher, colocando a cabeça do bebe mais elevada que o corpo, como se ele estivesse sentado, para evitar que ele se engasgue.

Se tiver dúvidas o IFF tem um telefone para nos atender: 0800-268877.

2 comentários

  1. Adorei as dicas amiga!!!!
    Beijos!!!!
    Aline

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela sua visita!
    Seja sempre bem vinda aos meus blogs.
    Desculpe a demora para responder, mas sabe como é a moleza de um grávida.
    Bom final de semana
    abç

    ResponderExcluir