Coisas da Vida

Jade, hoje eu soube que minha avó paterna, Dona Esmeralda, sua bisa, faleceu há 7 dias...

Assim, frio e seco, uma prima me mandou um SMS avisando que seria sua missa de 7º dia. Ela também me contou que a vó estava num asilo em sua cidade (que não deve ser um dos melhores...) há algum tempo e ninguém havia me dito. Seus filhos, não sei se seu avô inclusive , a deixaram lá, naquele depósito de velhilhos, que acredito que ainda esteja cheio deles na mesma situação.

Como os filhos podem fazer algum assim com a mãe?

Só esta pergunta passa pela minha cabeça...

O que teria acontecido? Ela seria um fardo na vida corrida deles? Será que seria tão caro (não só no nível material) mantê-la em sua casinha, com uma cuidadora de idosos atenciosa? Será que é tão custoso visitar a própria mãe uma vez por mês que seja?!

Como eu poderia amar alguém que faz isso com a própria mãe e nem mesmo quer saber notícias minhas? Só apareceu quando soube que eu tinha um bom emprego e já havia comprado meu carro próprio, sem sequer receber um tostão de seu bolso, pois nem mesmo pensão algum dia pagou?!

Não sei como será a nossa relação quando eu estiver idosa e você tiver que cuidar de mim e de seu pai... A vida é um ciclo, uma hora a gente cuida de alguém para no instante seguinte a gente trocar de papéis... Espero que até lá eu consiga ser, e te fazer saber, a pessoa que mais te amou na sua vida e que você pôde contar comigo desde o seu primeiro dia de vida...

Enfim, que Dona Esmeralda encontre paz onde ela estiver.

4 comentários

  1. é triste amiga saber coisas assim desse jeito que soube, e pior saber que o fim dela foi bem solitario... (ou não)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito triste mesmo. Acho que eu só colocxaria meus pais em uma casa de repouso por vontade deles. Talvez.
    Uma vez meu pai me disse que uma certeza que ele tinha é que ele podera contar comigo pra cuidar dele e da minha mãe quando eles precisarem. Espero fazer isso valer quando chegar a hora!

    bjs e meus pesames
    Di

    ResponderExcluir
  3. Jade certamente se lembrará de todos os degraus, de todos os lugares que passamos e passaremos juntos e, com carinho, suas mãos irão nos receber na nossa vez de subir e descer escadas.
    Assim é a vida, o universo, a energia: um eterno ciclo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, kkfaria! Eu também tenho um blog (sou **Aline* do tópico da temperatura basal do e-family), e estava há muito tempo abandonado. Hoje eu dei um up e fui visitar os blogs que sigo, e lá no Vivo e Sinto, encontro um comentário com seu nome. Que coincidência! Cliquei no link, mas o acesso foi negado, achei este aqui pelo e-family. Estou conhecendo seu blog e já estou gostando! Um beijo!

    ResponderExcluir